Desabafo - Sistema Prisional

Bom, eu creio que não preciso dizer o quanto o sistema penitenciário esta precário em todos os estados e o quanto é difícil reverter essa situação porque faltam recursos para creches, saúde, educação e segurança e investir em quem cometeu crimes é a sociedade pagar duas vezes, porque além dos impostos têm que pagar pelo preso que nada produz e só consome afinal os recursos são os mesmos.

 Assim que eu penso que as penitenciarias deveriam ser privatizadas, tiraria um custo enorme do estado e eles, presos, deveriam trabalhar para pagar pelos seus crimes, mas sem remissão de pena.

 Sou da linha que bandido bom é bandido que paga pelo trabalho, cumpre a pena e sem progressão pode pegar a prisão perpétua. Sei que são necessárias mudanças de leis. Mas é importante falar. Nossas leis são mamães brasileiras que libertam criminosos no dia das mães, quando esse criminoso, matou sua mãe.

 

Isso acontece somente creio no brasil. Nosso sistema penal é antigo e precisa ser atualizado e adequado aos crimes cada vez mais violentos.  Hoje li uma pessoa com pena de presos, com penas cumpridas, que não conseguem emprego. Amigo! Mesmo o trabalhador, decente, nunca tendo cometido um crime consegue, vens defender criminosos que cumpriu pena? Por que cometeu o crime? Como estão suas vítimas? Acho até que antes de ser solto pelo sistema as vítimas deveriam ser ouvidas diante da soltura daquele que a fez sofrer.

 Os egressos do sistema penitenciário deveriam criar uma cooperativa de trabalho e buscar se inserir no mercado produtivo, há pessoas que penalizadas os empregariam, mas sem subsídios do estado, a prioridade do governo e sociedade são os  milhões de desempregados que aí estão.

 Não me venham com as questões sociais para aqueles que adentram no crime, pois uma grande parcela da população seria criminosa. A maioria dos presos está envolvida com tráfico e muitos assassinatos decorrem da briga entre eles. Há milhares de mortes no Brasil anualmente, mas creiam a maioria é entre facções para controle de território do trafico e mais poder, dinheiro e oportunidade de comando de comunidades. Temos milícias, temos criminosos e temos um governo que não pune e leis brandas.

 

Quero leis mais pesadas, sim. Eu quero. Porque nas vítimas ninguém pensa. Dizem alguns doutos que os presos por furto deveriam estar cumprindo pena nas comunidades ou soltos com tornozeleiras para diminuir o excedente nos presídios e as vítimas? Pessoas decentes e trabalhadoras são culpadas por terem comprado seus bens e viver com dignidade. São furtadas, roubadas, mortas muitas vezes por isso e os criminosos cumprem pequenas penas?

 Agora onde esta o atendimento para as vítimas de furto??? Elas ficam com vários problemas e ninguém se preocupa. Muitas ficam endividadas, pelos pequenos furtos que criminosos cometem. E aquele que foi furtado comprou com seu trabalho o produto furtado. Logo.....

 Vamos parar de penas e obrigar a sociedade a pagar pelos criminosos, quaisquer que sejam. Os de colarinho branco são talvez os piores porque roubam milhões que deixaram de ser investidos na sociedade, na população carente, pobre e miserável para viver no luxo. Esses deveriam pegar  prisão perpétua e todos os bens devolvidos.

Um desabafo